25 de junho de 2012

Wii U e a próxima geração de consoles.


O Wii é o console domestico atual que mais vendeu mundialmente mas mesmo assim muitos o classificam como um fracasso por não conseguir competir tecnicamente com os outros consoles da sua geração.

Se podemos acreditar nos rumores, e muitos deles vem de sites que tem o costume de saber das coisas antes de nós, o Wii U esta indo pelo mesmo caminho, a Nintendo mais uma vez vai apostar em um hardware que não estará no nível do PS4 e do próximo Xbox. Dessa vez eles ainda estão tentando correr atras, estão mostrando como os jogos das produtoras rodarão no console, mas a Nintendo não esta se comprometendo com a próxima geração, então o Wii U vai rodar os jogos da geração atual melhor que os consoles da geração atual, vai rodar a Unreal Engine 3 de uma maneira ótima? Mas e a próxima geração de jogos, e a Unreal Engine 4 e suas similares? A Nintendo realmente espera que os jogadores invistam em um console para que depois de 1 ou 2 anos de uso ele já esteja ultrapassado? 
Pessoalmente não consigo entender essa maneira de pensar, ta certo que o Wii realmente inovou muito e por isso foi um sucesso de vendas tão grande, mas o Wii U não tem nada de tão único, a Microsoft já anunciou a integração com tablets e celulares, no próximo Xbox essa integração com certeza vai ser muito maior.
A Sony já tem uma boa integração do PS Vita com o PS3, no PS4 essa ligação vai ser muito maior, e nesses dois casos a tela da sua mão tem um processador próprio, não é dependente do console, isso vai gerar possibilidades muito maiores para o aproveitamento dessas tela.
A Nintendo também disse que o Wii U vai ter sua própria rede social, mas que todos post serão moderados e que ele não vai ter integração com o Facebook e o Twitter, estão decidindo ir na contra mão dos outros, todos querem integração, todo mundo gosta de jogar com os amigos, de comparar troféus ou conquistas, essa insistência da Nintendo em não enxergar isso vai ser uma pedra no sapato deles.
Acho isso uma pena, pois a Nintendo sempre foi uma empresa que ditava os rumos do mercado de jogos, talvez por isso eles tenham ficado super confiantes e deixaram de prestar atenção em seus clientes.

O site Kotaku americano tem uma ótima matéria sobre o assunto (em inglês).


Nenhum comentário:

Postar um comentário